No Brasil
No Brasil meridional a ocorrência de geadas no inverno é bastante comum nas regiões mais elevadas.As geadas ocorrem frequentemente durante o outono e o inverno, e até mesmo na primavera. Esporadicamente, pode gear também durante o verão nas partes mais elevadas das serras e planalto. Com exceção das áreas litorâneas e do extremo norte, ocorrem geadas anualmente em todo o resto da região.
É famosa a grande geada de Julho de 1975. A geada negra, isto é, sem formação de cristais de gelo, foi devastadora para a agricultura no estado de São Paulo e no Norte do Paraná. Devastou todos os cafezais principalmente da região de Maringá e Londrina provocando grande recessão econômica no norte do estado, atingindo também os cafezais do Estado de São Paulo.
Também é comum a ocorrência de geadas no estado de São Paulo e no Sul de Minas Gerais geralmente em áreas acima dos 800 metros de altitude. Nos estados do Rio de Janeiro e no Mato Grosso do Sul sobretudo entre os meses de maio e julho; e raramente no sul dos estados de Mato Grosso , Goiás e em Brasília.
Em Portugal
Em Portugal continental o fenómeno da geada atinge a totalidade do território, mas afectando com diferentes intensidades no espaço e no tempo. Em média o número de geadas varia entre menos de dois dias em Sagres - que está sob forte influência marítima - e mais de cem dias nas áreas montanhosas do norte e interior centro. Quanto a localidades povoadas, destacam-se várias na região de Trás-os-Montes tais como Bragança, Chaves, Miranda do Douro ou Carrazeda de Ansiães entre outras, pela intensidade e regularidade com que são afectadas. Nas regiões mais expostas, como por exemplo o nordeste transmontano, a época de geadas inicia-se em outubro e dura até à primeira metade de maio. No litoral em localidades ao nível do mar, as geadas normalmente só acontecem nos três meses centrais do inverno: dezembro, janeiro e fevereiro.BY GICEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário