MEU PLANETA TERRA.

PAZ E BEM! Aos meus irmãos, aos nossos irmãos, sejamos um pouquinho como São Francisco de Assis. Refletimos hoje sobre a vida desse Santo que nos ensinou como ninguém a amar Jesus Cristo, Deus Pai e todas as criaturas como um ser único: A VIDA Dia 04 de outubro comemoramos o dia de São Francisco de Assis, o patrono da ecologia. O homem que mais se aproximou de Jesus Cristo, viveu cada linha dos evangelhos, amou e se declarou irmão de cada ser vivo que Deus colocou na face da Mãe Terra. Igualmente Amou os elementos da natureza porque são criações de Deus, um presente para que a vida fosse possivel. Cada animal, cada planta, ele considerava como irmãos. Hoje o planeta está ameaçado, a ecologia nos alerta que somos todos elos da mesma VIDA:vegetal e animal. Se cada uma dessas vidas desaparecerem já estaremos também ameaçados a desaparecer. São Francisco como Cristo nos mostrou o caminho... Viver simplesmente... São Francisco de Assis, rogai por nós
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

TUCANOS

TUCANO
Ramphastus

Os tucanos são aves conhecidas por seu grande bico.
Existem muitas espécies diferentes de tucanos, mas todas elas vivem na América Central e na América do Sul.
As espécies que melhor conhecemos são o tucano de peito branco, o tucano de bico preto e o tucano de bico vermelho, os mais comuns. Estas três espécies distinguem-se pelo tamanho, pela cor da plumagem, pelo aspecto do bico e pelo comportamento.
O maior de todos os tucanos é o tucano de peito branco. Esta espécie mede entre 55 e 61 centímetros de comprimento. Para ter uma ideia, é mais do que mede um bebê recém-nascido.
A cor da plumagem e do bico também é muito importante para reconhecer as diferentes espécies de tucanos. Por exemplo, o tucano de peito branco, como o próprio nome indica, distingue-se pela plumagem branca na zona do peito e o tucano de bico preto pela cor negra do seu bico.
O bico de qualquer uma das espécies de tucanos distingue-se dos bicos das outras aves por ser muito comprido, resistente e quase oco.
Este bico longo e oco serve para os tucanos apanharem alimentos, se defenderem de outros animais, impressionarem as fêmeas durante o ritual de acasalamento, perfurarem os troncos das árvores e pegarem os parasitas que se instalam na plumagem.
Outra das características que todas as espécies de tucanos têm em comum são as patas. Para se empoleirarem melhor têm dois dedos virados para a frente e dois dedos virados para trás.
Para se alimentarem os tucanos procuram comida na copa das árvores e, por vezes, no solo. Apanham os alimentos com a ponta do bico e depois atiram a cabeça para trás para que a comida vá em direção à garganta. Prático, não é?
Os seus alimentos preferidos são frutas, insetos, os ovos e as crias de outras aves.
Dependendo da espécie a qual pertencem, os tucanos podem viver solitários, em casais ou em bandos que podem chegar aos dez indivíduos!
O ritual de acasalamento também é diferente de espécie para espécie. Por exemplo, o tucano de peito branco cuida da sua plumagem e da plumagem da fêmea que pretende cortejar. Além disso, também pode fazer "duelos" de bicos com ela.
O tucano de bico preto e o tucano de bico vermelho têm uma aproximação diferente. Para conquistarem as suas amadas oferecem-lhes pequenas porções de alimentos. Afinal não é só o homem que é conquistado pelo estômago.
Os ovos dos tucanos são incubados pelo macho e pela fêmea durante alguns dias e as crias abandonam o ninho com apenas algumas semanas.

Tucano na Janela

O cartão do tucano é o segundo mais vendido
da minha série com 18 modelos de postais!
Arte e Foto: © Daniel De Granville, 2008/2009


Tucano é um bicho tão colorido e chamativo que chega a ser quase cafona: bicão laranja com gradientes de amarelo e vermelho, pés azuis, olho preto envolto por um anel azul inserido em um triângulo invertido alaranjado, corpo preto, papo branco, ventre vermelho, língua que parece uma pena. Turista gringo no Brasil adora – compra camiseta, jogo americano, cartão postal, imã de geladeira de tucano.

É realmente impossível não gostar de tanta variedade reunida numa só ave. Por essas e outras que tucanos e araras são quase um ícone de país tropical. Uma visita ao nosso Cerrado ou ao Pantanal sem ver ao menos um deles parece um passeio incompleto. Vai-se embora pra casa com a sensação frustrante de que faltou alguma coisa. Não é um bicho raro nem difícil de ver, mas conta bastante ponto junto a apreciadores da natureza.
"Pé de tucano" no Pantanal
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Por isto que, duas manhãs atrás, me senti ainda mais privilegiado por estar vivendo em um jardim cheio de bichos (já falei sobre o assunto nesta postagem): acordamos, abrimos a enorme janela do nosso quarto e, sem sair da cama, vimos os três tucanos comendo frutinhos da capororoca. Pedi pra Tietta alcançar minha câmera. Eu já tenho dúzias de imagens de tucano em tudo quanto é posição, mas o gostinho de poder falar para os amigos que esta foto específica - a que aparece logo abaixo - eu tirei sem precisar nem sair da cama tem um gostinho especial : -)

Nenhum comentário:

Postar um comentário