MEU PLANETA TERRA.

PAZ E BEM! Aos meus irmãos, aos nossos irmãos, sejamos um pouquinho como São Francisco de Assis. Refletimos hoje sobre a vida desse Santo que nos ensinou como ninguém a amar Jesus Cristo, Deus Pai e todas as criaturas como um ser único: A VIDA Dia 04 de outubro comemoramos o dia de São Francisco de Assis, o patrono da ecologia. O homem que mais se aproximou de Jesus Cristo, viveu cada linha dos evangelhos, amou e se declarou irmão de cada ser vivo que Deus colocou na face da Mãe Terra. Igualmente Amou os elementos da natureza porque são criações de Deus, um presente para que a vida fosse possivel. Cada animal, cada planta, ele considerava como irmãos. Hoje o planeta está ameaçado, a ecologia nos alerta que somos todos elos da mesma VIDA:vegetal e animal. Se cada uma dessas vidas desaparecerem já estaremos também ameaçados a desaparecer. São Francisco como Cristo nos mostrou o caminho... Viver simplesmente... São Francisco de Assis, rogai por nós
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Leopardo



Leopardo

Características

Leopardo ou pantera, nome comum de um dos maiores membros da família dos Felídeos. Mamífero carnívoro, de corpo robusto, mede entre 90 cm de altura, 1,50 m de comprimento, sem incluir a cauda (1 metro de cauda). As patas são curtas em comparação ao corpo. Pesam cerca de 80 kg. Suas garras são anormalmente longas para os carnívoros. Muito afiadas, constituem, juntamente com os dentes, perigosas armas de ataque e defesa. Suas patas, de forte musculatura, podem, de um só golpe, estripar uma girafa ou um antílope. Como vive em ambientes muito diversos, a alimentação do leopardo é também muito variada. Mas, em geral, suas presas são animais de tamanho médio como antílopes, cervos, macacos e cães.

Pelagem

É provido de uma pelagem densa de cor amarelada, salpicada de pintas escuras (manchas laranja, contornadas de preto) em forma de rosetas. O tamanho e a forma das manchas variam muito, de modo que não se encontra dois leopardos com a mesma pele.
Leopardo
Constante apenas é o brilho, o comprimento e a suavidade do pêlo, razão porque sua pele é tão cobiçada e custosa. Para salvar as subespécies mais ameaçadas, em alguns países da Europa tenta-se a reprodução. O leopardo é muito comum em zoológicos, e a maior parte das subespécies reproduz-se bem em cativeiro. Podem ser observados indivíduos completamente negros.

Pantera Negra

A pantera negra (Panthera pardus melas) vive nas selvas quentes da Malásia, Sumatra e Assa, e na Etiópia. Existe a pantera negra cujo pêlo, inteiramente preto, é muito apreciado. Essas panteras (ou leopardo negro) são os leopardos melânicos, que sofreram melanismo (fenômeno oposto ao albinismo), e são relativamente comuns em regiões florestais.

Habitat

Os leopardos são os "grandes gatos", muito ágeis, como o leão (Panthera leo), o tigre (Panthera tigris) e a onça (Panthera onca). Habita quase toda a África (mais ao sul do Saara) e também a Ásia (do Irã à Manchúria) e nas Américas. Ocupa uma grande variedade de habitats e são de hábitos noturnos.

Parentesco

Na Índia, há muitas histórias sobre a crueldade do leopardo, porém, nem todas imaginárias: quando invade uma zona habitada, o leopardo espalha o terror, atacando indistintamente pessoas e gado. Mas o leopardo é um animal belo. Seus movimentos são graciosos: o modo de caminhar é harmonioso e o olhar fascinante. É parente próximo da onça-pintada, tanto que as únicas diferenças são que o leopardo tem um porte um pouco menor e apresenta pintas formadas por manchas circulares muito próximas. Na onça, ocorrem círculos com pontos dentro.

Gestação e filhote

O tempo de gestação é de 90 a 105 dias, nascendo de 2 a 4 filhotes. O filhote do leopardo têm o pêlo claro, quase bege e branco, e na fase em que está deixando de mamar, e ainda não aprendeu a caçar bem, um leopardo com fome devora até insetos.

Ágil e elástico

O leopardo salta, escala troncos e passa a maior parte do tempo no topo das árvores, descansando, dormindo ou comendo sua presa, em geral, prefere arrastá-las para lá, livrando-se, assim, da tarefa de dividi-las com os outros animais ou evitar a cobiça de predadores como o leão e a hiena, seus principais concorrentes.
Ele mergulha e nada; sobre pedras soltas ou folhas secas, movimentam-se sem fazer ruído. De repente, salta no ar e cai a metros de distância, sobre sua vítima. Ataca mamíferos, com exceção dos demais felídeos, bem como qualquer criatura bem mais fraca do que ele. Prefere áreas cobertas de arbustos.

Classificação científica

Família - Felídeos
Ordem -
Carnívoros
Espécie
- Panthera pardus
Fonte: www.webciencia.com
Leopardo
O leopardo é um animal cruel, mas belo! O seu caminhar ondulante, os seus movimentos graciosos e um olhar estranho são fascinantes. Acreditava-se que o Leopardo Africano, a Pantera Asiática e a Pantera Negra de Java eram espécies animais diferentes. Hoje sabe-se que não é assim. O nome leopardo é usado no continente africano, pantera é mais comum na Ásia. A Pantera Negra pode ter pais e filhos pintados. A cor negra é causada pelo excesso de melanina que é um pigmento que provoca essa variação de cor, oposta ao albinismo.
Leopardo

Características

O seu comprimento é de cerca de 1,5 m e a cauda pode atingir 1 metro. De altura, tem cerca de 80 cm. Pode chegar a pesar até 80 kg.
O seu revestimento é constituído por uma pelagem densa de cor amarelada, salpicada de pintas escuras (manchas laranjas, contornadas de preto) em forma de rosetas. O tamanho e a forma das manchas variam muito, de modo que não se encontra dois leopardos com a mesma pele. Constante apenas é o brilho, o comprimento e a suavidade do pêlo, razão porque a sua pele é tão cobiçada e valiosa.
O leopardo é muito ágil e elástico: salta, escala troncos e passa a maior parte do tempo no topo das árvores, descansando, dormindo ou comendo a sua presa (local para onde prefere arrastá-las, livrando-se, assim, da tarefa de dividi-las com outros animais ou evitar a cobiça de predadores como o Leão e a Hiena, os seus principais competidores). Ele mergulha e nada. Sobre pedras soltas e folhas secas consegue mover-se sem o menor ruído. Dá saltos de grande distância de forma a atacar as suas vítimas de surpresa. Ataca mamíferos, com excepção dos demais felídeos, bem como qualquer criatura bem mais fraca do que ele. Prefere áreas cobertas de arbustos.
É pois um animal digitígrado, pois apoia no solo apenas os dedos o que lhe permite uma locomoção mais rápida. Devemos ainda referir que o facto de possuir umas articulações e uma coluna vertebral muito flexível, faz com que tenha uma passada muito larga relativamente ao seu tamanho.
As suas unhas são anormalmente longas para os carnívoros. Muito afiadas, constituem, juntamente com os dentes, perigosas armas de ataque e defesa. As suas patas, de forte musculatura, podem de um só golpe, matar uma girafa ou um antílope.

Habitat

O leopardo pode viver numa grande variedade de habitats: floresta tropical e savana na África; bosques frios de montanha e selva quente e húmida no Sul da Ásia; altitudes pedregosas sem vegetação no Irão e Afeganistão.

Alimentação

Como vive em ambientes muito diversos, a alimentação do leopardo é também muito variada. Mas, em geral, as suas presas são animais de tamanho médio como antílopes, cervos, macacos e cães.

Reprodução

O período de gestação deles é de 90 a 105 dias, nascendo 2 a 4 crias. A cria do leopardo tem o pêlo claro, quase bege e branco, e, na fase em que está a deixar de mamar, e ainda não aprendeu a caçar, um leopardo com fome devora até insectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário