| | |
Falco peregrinus
É uma ave de rapina diurna de médio porte, com uma envergadura de 89 a 120 cm, sendo as fêmeas maiores e mais pesadas que os machos (dimorfismo sexual).Apresenta uma forma típica de falcão, com asas pontiagudas e um desenho corporal compacto e aerodinâmico.
O dorso apresenta um tom cinzento-azulado enquanto que o ventre e a zona interna das asas apresentam tonalidades claras com barras escuras. Identifica-se facilmente através da sua cabeça preta cinza com um “bigode “ escuro e um queixo branco.
O Falcão-peregrino distribui-se por todos os continentes à excepção da Antártida, sendo a sua população europeia estimada em cerca de 7600 a 11000 casais reprodutores.
As populações do norte são migradoras podendo percorrer cerca de 14500 km, daí o seu nome comum “Falcão-peregrino”.
No nosso país esta espécie está presente durante todo o ano e foi considerado como ”Vulnerável” no Livro Vermelho dos Vertebrados.
Prefere habitats em zonas montanhosas e vales fluviais podendo igualmente ser encontrado em cidades. Cria em saliências rochosas nas encostas escarpadas e de difícil acesso.
Alimenta-se de aves de pequeno a médio porte, lançando-se em voo picado e alcançando, por vezes, uma velocidade próxima dos 300km/h!
Devido à sua abundância, tamanho e comportamento, o Pombo-das-rochas (Columba livia) pode chegar a compor mais de 50% da sua dieta.
Estruturas como os pombais tradicionais poderão proporcionar uma base alimentar bastante importante a estas aves de rapina.
As populações desta espécie sofreram um elevado declínio nos anos 50 e 60 devido à utilização de pesticidas organoclorados (DDT) na agricultura, estas substâncias acumuladas de ave para ave, presas potenciais desta espécie, provocaram o enfraquecimento da casca do ovo e consequente insucesso reprodutivo dos indivíduos.
A sua proibição permitiu alguma recuperação da espécie nos últimos anos. Sendo igualmente sensível a perturbações no período de nidificação, a presença humana poderá levar ao abandono do ninho, inviabilizando o sucesso reprodutivo.
Fonte: www.palombar.org
Falcão Peregrino
FILO: ChordataCLASSE: Aves
ORDEM: Falconiformes
FAMÍLIA: Falconidae
NOME CIENTÍFICO: Falco peregrinus
CARACTERÍSTICAS
Comprimento: até 45 cmCauda: estreita e comprida
Cor: azul-acinzentada com listas escuras; coroa preta na cabeça; cauda com pontas brancas; pintas na barriga, que é esbranquiçada.
Batida rápida das asas.
Período de incubação: 1 mês
Ninhada: 3 ovos
Apesar de ser um caçador destemido, muito valorizado pelos falcoeiros, o falcão-peregrino nunca se defende de outras aves.
O milhafre e outras aves de rapina muitas vezes esperam o falcão-peregrino matar uma vítima para lhe tomar a presa.
O falcão peregrino aparece na Europa, Ásia, Austrália e América.
Durante o Inverno, os falcões europeus migram para a África.
O falcão peregrino prefere o campo aberto, as praias e pântanos perto de colónias de aves aquáticas e ribeirinhas.
É encontrado também em cidades grandes.
Em geral põe seus ovos num penhasco, muitas vezes sem ninho.
Os ovos são incubados pelo casal de pais. O falcão peregrino tem o bico superior denteado, próprio dos falcões.
Alimenta-se quase exclusivamente de outras aves, que ele alcança facilmente no voo.
É uma das mais rápidas aves de velocidade, o seu mergulho chega a 288 Km/h.
O choque que a presa leva ao ser atingida em pleno voo pelas garras do peregrino é tão forte que morre instantaneamente.
A quantidade de peregrinos tem diminuído rapidamente nos últimos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário