MEU PLANETA TERRA.

PAZ E BEM! Aos meus irmãos, aos nossos irmãos, sejamos um pouquinho como São Francisco de Assis. Refletimos hoje sobre a vida desse Santo que nos ensinou como ninguém a amar Jesus Cristo, Deus Pai e todas as criaturas como um ser único: A VIDA Dia 04 de outubro comemoramos o dia de São Francisco de Assis, o patrono da ecologia. O homem que mais se aproximou de Jesus Cristo, viveu cada linha dos evangelhos, amou e se declarou irmão de cada ser vivo que Deus colocou na face da Mãe Terra. Igualmente Amou os elementos da natureza porque são criações de Deus, um presente para que a vida fosse possivel. Cada animal, cada planta, ele considerava como irmãos. Hoje o planeta está ameaçado, a ecologia nos alerta que somos todos elos da mesma VIDA:vegetal e animal. Se cada uma dessas vidas desaparecerem já estaremos também ameaçados a desaparecer. São Francisco como Cristo nos mostrou o caminho... Viver simplesmente... São Francisco de Assis, rogai por nós
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

OS PIOLHOS

De Olho no Piolho!
De repente a cabeça coça daqui, coça de lá... Será piolho?
O que é piolho?
O piolho é um inseto bem pequeno que vive entre os cabelos e dá muita coceira. Isso porque ele se alimenta do sangue que suga da sua cabeça, por isso coça. O pior, é que quando aparece um na certa muitos outros vêm por aí, pois uma única fêmea pode por até 140 ovos, chamados de lêndeas.
Como se pega piolho?
Por serem insetos muito ativos e se movimentarem com muita rapidez, os piolhos podem passar de uma pessoa para outra com muita facilidade. As crianças em idade escolar (de 3 a 10 anos) são as mais afetadas, especialmente as meninas.
Quais os sinntomas?
Começa com uma coceira de leve que depois vira um grande desconforto. Se a coceira for constante pode causar feridas no couro cabeludo.
Como acabar com eles?
Nada melhor do que aqueles xampus e loções específicas contra piolhos que são vendidos nas farmácias. Além disso, outro grande aliado é o pente fino, que ajuda a remover piolhos e lêndeas.
Pra não pegar piolho:
* Evite contato com presilhas, escovas, bonés e travesseiros de outra pessoa.
* Manter os cabelos sempre lavados e prende-los somente quando estiverem secos.
* Peça pra mamãe sempre examinar a sua cabeça, pra ver se tem algum piolho ou lêndea.

Piolho do púbis

Wikipedia:Como ler uma caixa taxonómica
Como ler uma caixa taxonómica
Chato
Pthirus pubis
Pthirus pubis
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Phthiraptera
Subordem: Anoplura
Família: Pthiridae
Género: Pthirus
Espécie: P. pubis
Nome binomial
Pthirus pubis
L., 1758, originalmente Pediculus pubis

O piolho do púbis, também conhecido como chato, piolho-caranguejo ou Pthirus pubis, é o inseto parasita responsável pela pediculose pubiana. Esse parasita passa toda sua vida infestando pêlos humanos alimentando-se exclusivamente de sangue. Os humanos são os únicos hospedeiros deste parasita, podendo também, serem infestados por piolhos-do-corpo (Pediculus humanus humanus) e piolhos-da-cabeça (Pediculus humanus capitis).
//

 Morfologia

O corpo dorsoventralmente achatado do piolho-caranguejo é dividido em cabeça, tórax e abdômen. Um par de olhos e um par de antenas são claramente visíveis na cabeça. Suas peças bucais são adaptadas para perfurar a pele e sugar o sangue. O segundo e terceiro pares de patas possuem garras terminais apaptadas a fixar o inseto nos fios de cabelo enquanto o primeiro par de patas fixa-o à pele durante a sucção do sangue. Protuberâncias abdominais nos lados do corpo são características dessa espécie. Os machos são sutilmente menores que as fêmeas e os ovos possuem forma oval medindo cerca de 0.8 mm de comprimento. Imediatamente após a postura dos ovos, eles são brilhantes, redondos e transparentes. Os piolhos-púbicos possuem um tamanho que varia de 1 a 2 milímetros, dependendo do seu estágio de desenvolvimento. Eles geralmente possuem uma coloração branco-acinzentada e por algum tempo tornam-se marrom-avermelhados após a ingestão de sangue.

 Biologia

Os piolhos-caranguejo são insetos parasitas que passam toda a vida nos pelos do hospedeiro alimentando-se exclusivamente de sangue de quatro a cinco vezes por dia. O ciclo de vida do ovo ao adulto varia de 22 a 27 dias. Os ovos eclodem, produzindo seu primeiro estágio ninfal que após três mudas evolue para ninfa 1, ninfa 2 e subseqüentemente para fêmea ou macho adultos. O período de incubação do ovo varia de sete a oito dias, enquanto o resto do ciclo é finalizado com o desenvolvimento dos estágios ninfais. A vida média de uma fêmea adulta é de 17 dias, e a de um macho adulto, de 22 dias.

Teoria evolucionária de sua origem

Gorila, o hospedeiro do piolho que provavelmente derivou o Pthirus pubis
Gorila, o hospedeiro do piolho que provavelmente derivou o Pthirus pubis
As pesquisas genéticas mais recentes indicam que o piolho-caranguejo está relacionado aos piolhos endêmicos de gorilas, Pthirus gorillae, que foram disseminados dos ancestrais dos gorilas para os primeiros hominídeos há milhões de anos atrás, tal idéia tornou-se mais aceita do que a de que os chatos tenham divergido dos piolhos-da-cabeça, como se acreditava anteriormente.

 Epidemiologia

Os piolhos-caranguejo geralmente infestam um novo hospedeiro somente com o contato próximo entre os indivíduos. O contato sexual entre adultos e as interações pais-filhos são vias mais comuns de infestação do que o compartilhamento de toalhas, roupas, camas ou armários. Adultos são infestados mais freqüentemente do que crianças.

Diagnóstico

A infestação por chatos geralmente é identificada pelo exame minucioso dos pelos púbicos a procura de lêndeas, ninfas e adultos. Piolhos e lêndeas podem ser removidos com o auxílio de uma pinça ou com a ajuda de uma tesoura para cortar o pelo infestado(com exceção da área do olho). Uma lupa ou estereoscópio podem ser utilizados para uma identificação precisa. Se os piolhos-púbicos forem detectados em um membro da família, toda a família precisa ser verificada e somente aqueles que estiverem infestados com o parasita devem ser tratados.

Informações Clínicas

Piolhos-púbicos infestando os genitais
Piolhos-púbicos infestando os genitais
Cílios infestados por Pthirus pubis
Cílios infestados por Pthirus pubis
Embora qualquer parte do corpo possa ser infestada, os piolhos-púbicos preferem os pelos da genitália e da região perianal. Especialmente em pacientes masculinos, os chatos e ovos também podem ser encontrados nos pelos do abdômen , nas axilas, na barba e no bigode, enquanto nas crianças são geralmente encontrados nos cílios. A infestação por piolhos-caranguejo é denominada ftiríase ou pediculose pubiana, e quando atinge a região dos cílios recebe o nome de ftiríase palpebral. O principal sintoma é o prurido (coceira), geralmente na região pubiana, que resulta de uma hipersensibilidade à saliva do parasita e se torna intenso o suficiente em duas ou mais semanas após a infestação inicial. Na maioria das infestações uma mancha azul-acincentada (maculae caeruleae) surge no local da picada, essa mancha permanece por cerca de dois dias, o que também é uma característica da infestação. Os chatos são primariamente disseminados através do suor e contato corporal bem como através do contato sexual. Por isso, todos os parceiros com os quais o paciente teve contato sexual dentre os 30 dias anteriores ao diagnóstico, devem ser verificados e tratados, e o contato sexual deve ser evitado até que todos os parceiros tenham completado o tratamento com sucesso e estejam em processo de cura. Devido a forte associação entre a presença de piolhos-púbicos e outras doenças sexualmente transmissíveis, pacientes nos quais o parasita foi diagnosticado, devem submeter-se a exames para identificar outras DSTs. A infecção de crianças e adolescentes pode indicar abuso sexual.

 Tratamento

Loções de limpeza com Permethrin a 1% e piretrinas (substâncias pesticidas) podem ser utilizadas no tratamento da ftiríase e devem ser utilizadas em mulheres infectadas que estejam grávidas ou amamentando. Tais agentes devem ser aplicados sobre a área afetada e enxagüádos após 10 minutos. A resistência dos chatos a piretróides é algo raro. Um segundo tratamento após 10 dias é recomendado. Piolhos-caranguejos nos cílios podem ser tratados com uma fórmula à base de piretrina aplicando a solução sobre os pelos infestados com auxílio do aplicador. É perigoso tentar remover piolhos ou ovos dos cílios com pinças ou tesouras.
O Xampu Lindane (1%), um pediculicida aprovado pela FDA (Food and Drug Administration, agência governamental americana que regula e fiscaliza a fabricação de comestíveis, drogas e cosméticos), é um produto seguro e eficaz quando utilizado como uma segunda via de tratamento das infestações. Efeitos colaterais sérios tendem a ser raros e geralmente resultam de um mal uso da medicação, como a aplicação excessiva do produto e a ingestão oral da solução. Para minimizar tais riscos, os medicamentos da Lindane são vendidos em pequenos recipientes de uso individual. O CDC, Centro de Controle de Doenças (organização nos Estados Unidos que pesquisa doenças contagiosas) desaconselha o uso do Lindane imediatamente após o banho, ou por pessoas que apresentam problemas extensivos de dermatites, mulheres grávidas e lactantes com crianças até os dois anos de idade. Já o FDA, similarmente, desaconselha o uso de tais medicações em pacientes com um histórico de ataques epiléticos descontrolados e em bebês prematuros, bem como recomenda o uso cauteloso em bebês, crianças, idosos, pacientes que apresentem outros problemas de pele (a exemplo de dermatites atópicas e psoríase) e naqueles que possuam peso inferior aos 50 Kg.

BY GICEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário