MEU PLANETA TERRA.

PAZ E BEM! Aos meus irmãos, aos nossos irmãos, sejamos um pouquinho como São Francisco de Assis. Refletimos hoje sobre a vida desse Santo que nos ensinou como ninguém a amar Jesus Cristo, Deus Pai e todas as criaturas como um ser único: A VIDA Dia 04 de outubro comemoramos o dia de São Francisco de Assis, o patrono da ecologia. O homem que mais se aproximou de Jesus Cristo, viveu cada linha dos evangelhos, amou e se declarou irmão de cada ser vivo que Deus colocou na face da Mãe Terra. Igualmente Amou os elementos da natureza porque são criações de Deus, um presente para que a vida fosse possivel. Cada animal, cada planta, ele considerava como irmãos. Hoje o planeta está ameaçado, a ecologia nos alerta que somos todos elos da mesma VIDA:vegetal e animal. Se cada uma dessas vidas desaparecerem já estaremos também ameaçados a desaparecer. São Francisco como Cristo nos mostrou o caminho... Viver simplesmente... São Francisco de Assis, rogai por nós
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

OS LAGARTOS

A importância dos lagartos para a Natureza (inclusive para o homem)


Não é raro que biólogos que trabalham com répteis e anfíbios (herpetólogos) se deparem com perguntas como: “O quê…? Você trabalha com sapo? Com calango? Com cobra? Você só pode ser maluco! E esses bichos servem para alguma coisa? Estes ‘insetos’ não servem para nada!”

Tendo em vista estas concepções presentes em grande parte da sociedade, decidi escrever um pouco mais sobre o legado dos lagartos e suas importâncias para a Natureza, entendendo o ser humano (Homo sapiens), como incluído nesta.
A primeira atribuição de importância é amplamente divulgada para qualquer grupo biológico e diz respeito às funções desempenhadas pelos lagartos em seus ambientes. As aproximadamente 5500 espécies de lagartos viventes constituem um dos mais diversos grupos de animais terrestres (UETZ, 2001). Esta imensa diversidade de espécies também se traduz na variedade de: dimensões e formas corpóreas (POUGH et al, 2008), padrões no uso dos habitats (STAMPS, 1983. MARTINS, 1994), repertórios comportamentais (BRATTSTROM, 1974; McMANN & PATERSON, 2003), entre outros aspectos zoo-ecológicos. O fato é que, em geral, os lagartos constituem elementos essenciais para a dinâmica ecológica dos sistemas naturais, visto que ocupam posições-chave específicas dentro da organização trófica dos ecossistemas, seja como predadores ou presas. Portanto, os lagartos influenciam, direta ou indiretamente, em inúmeras outras populações de seres vivos, como de aracnídeos, miriápodes, insetos, aves, “répteis”, mamíferos, entre muitas outras.

Vanzosaura rubricauda. Foto: Daniel Passos.
A segunda importância está relacionada com a contribuição dos lagartos para nossa compreensão do mundo natural, através do conhecimento científico. Nas últimas décadas, o número de estudos biológicos com lagartos tem aumentado enormemente. Além disso e em especial, os lagartos têm sido amplamente utilizados como organismos modelo de estudos ecológicos (HUEY et al. 1983; VITT & PIANKA, 1994). Enfim, é indubitável a herança teórica que estes organismos têm nos fornecido,indiretamente, ampliando nossa capacidade de conhecer e entender o planeta em que vivemos.
Por último, e talvez a importância mais impactante, uma vez que promove uma associação benéfica imediata, está a influência direta dos lagartos sobre a nossa sociedade. Sabe-se que as principais influências diretas dos lagartos sobre os seres humanos são benéficas, tanto nas zonas urbanas quanto rurais, pois eles são importantes predadores de espécies vetores de organismos causadores de doenças e de insetos-pragas. Além disso, alguns são consumidos como alimento em muitas regiões do mundo e, atualmente, muitas espécies são destaque no comércio de animais de estimação.
Por todo o exposto, podemos considerar os lagartos um verdadeiro e importante elo entre Natureza, Ciência e seres humanos. Está claro que os lagartos são importantes, não só para os demais grupos biológicos, mas também para nós, seres humanos, que tanto os discriminam. Concluo na esperança de ter contribuído mais uma vez com a transformação de pré-concepções equivocadas sobre estes fascinantes animais. Valorizemos, pois, os lagartos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário